LOGO-criali-assuntos-regulatorios
Ligue (041) 3203-0101
LOGO Criali Assuntos Regulatorios

Auditoria externa: o que é e qual a importância?

A auditoria externa é um procedimento minucioso de análise contábil da empresa, realizada com o intuito de atestar a integridade e veracidade de seus registros.

Sua particularidade, no entanto, é a de ser feita necessariamente por alguém que não pertença ao quadro funcional ou possua vínculo de qualquer espécie com a organização. 

Assim, a auditoria externa é chamada também de independente, justamente por seu objetivo central ser o de apreciar as contas da empresa de uma maneira imparcial.

A auditoria externa se diferencia da interna principalmente porque esta é desempenhada por seu próprio corpo técnico, buscando averiguar a conformidade de seus processos internos.

Mas você sabe qual a importância da auditoria externa para a sua empresa? 

 

A importância da auditoria externa para a sua empresa

A importância da auditoria externa está ligada à sua finalidade. Ao analisar cuidadosamente cada lançamento e registro das contas do negócio, o auditor poderá identificar possíveis falhas e equívocos, o que facilitará realizar as mudanças necessárias para viabilizar a saúde financeira da empresa.

As informações que o auditor apresentar poderão auxiliar na tomada de decisões, embasando um posicionamento coerente e frequentemente evitando prejuízos ou equívocos para a organização.

 

Sendo assim, podemos elencar como efeitos importantes que a realização de uma auditoria externa pode proporcionar:

 

  • validação e legitimidade dos dados contábeis da organização;
  • transparência de dados e informações das contas, relevantes para os sócios;
  • aumento da confiabilidade para a realização de negócios com investidores;
  • detecção de erros e posterior correção;
  • possibilidade de evitar perdas e prejuízos através do conhecimento da realidade financeira da empresa.

 

Como funciona a auditoria externa?

O processo de realização da auditoria externa objetiva conferir e garantir que as normas contábeis e legislação do país estejam sendo cumpridas pela instituição, tornando-a segura e confiável.

De maneira geral, o processo segue as seguintes etapas:

 

  • planejamento: onde são definidos os objetivos e o prazo para conclusão dos trabalhos;
  • análise de amostra: será fornecida uma amostra das demonstrações contábeis para o auditor, que servirão de ponto de partida para a verificação;
  • revisão analítica: nesta etapa é feito um estudo ainda mais amplo da amostra, a fim de atestar sua veracidade e integralidade;
  • coleta de evidências: findos os testes com a primeira amostra, o auditor poderá solicitar mais elementos para confrontar ou corroborar com suas observações;
  • produção do relatório: depois de todo o trabalho o auditor irá elaborar um parecer contendo seu julgamento, a partir das evidências coletadas. 

Precisa de ajuda profissional para auditar sua empresa? A Criali possui uma equipe técnica completa para te auxiliar com seriedade e eficiência. 

 

Resultados da auditoria externa

Após a conclusão do processo de auditoria, o relatório poderá apresentar quatro tipos de resultado:

 

  • parecer sem ressalvas: os dados analisados estão de acordo com a legislação;
  • parecer com ressalvas: há pequenos desvios que precisam ser retificados;
  • parecer adverso: os demonstrativos não estão em conformidade com as regras contábeis e devem ser revistos;
  • parecer com abstenção: o profissional considera não haver os elementos necessários para emitir juízo sobre as contas da empresa.

 

A escolha do profissional que vai realizar a auditoria é de suma importância para garantir uma análise séria e confiável, visando o aprimoramento da organização. 

Conte com a ajuda de um especialista para facilitar esse processo, entre em contato com um de nossos consultores para saber mais!

Preciso de ajuda
para o processo de regularização!






    Veja também: