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Mercado de cosméticos masculinos espera movimentar R$ 50 bilhões até 2020

O crescimento do mercado de cosméticos masculinos é uma tendência impulsionada pelas mudanças de hábitos. Outro fator que contribuiu para o aumento do consumo de cosméticos masculinos é a desconstrução do discurso que vaidade é “coisa de mulher”.

A expectativa do mercado de cosmético mundial é atingir US$ 43,6 bilhões até 2020, dobrando o valor. No Brasil, está prevista a movimentação de R$ 50 bilhões neste ano. As pesquisas posicionam o setor de beleza entre os dez principais segmentos do varejo. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar para produtos masculinos.

As previsões para o próximo ano animam o setor. O Grupo Croma apresentou o estudo Cosmentology que contou com a participação de mais de mil homens em todo o Brasil. Os dados apontam que 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos, refletindo as mudanças de hábitos de consumo do público masculino.

A perspectiva de crescimento para o setor é uma realidade, porém é necessário entender para qual direção vai essa movimentação para investir nas melhores apostas.

O estudo Cosmentology apresenta dados sobre tendências de produtos e serviços. Com base nessas informações, vamos responder às seguintes questões:

  1. Quais são as linhas de cosméticos masculinos que vendem mais?
  2. Quais são os produtos e serviços que ainda enfrentam resistência do público masculino?
  3. Como a relação homem e beleza pode representar uma oportunidade de negócio?
  4. O que o mercado de cosméticos masculinos sinaliza para os próximos anos?
  5. Como se destacar no mercado de cosméticos masculinos?

Quais são as linhas de cosméticos masculinos que vendem mais?

Os homens estão mais preocupados em cuidar da beleza, dedicando a atenção principalmente para a pele, barba e cabelo. Alguns ainda estão iniciando e optam por perfumes, produtos para a barba e protetor solar, enquanto outros já descobriram a importância do esfoliante, do hidratante e procuram conhecer mais sobre cremes para prevenir os sinais de envelhecimento da pele.

Essa tendência é confirmada nos dados do estudo Cosmentology, que apresentou:

  • Os perfumes como líderes de compra e intenção de compra, com 65% dos entrevistados afirmando que usaram e pretendem continuar usando;
  • Em segundo lugar no ranking de produtos de uso estão os xampus. 63% afirmaram que usaram e vão usar novamente nos próximos 12 meses;
  • Os cuidados com a barba conquistaram 40% dos entrevistados;
  • O uso de cremes e loções para o corpo foi confirmado por 30% dos entrevistados;
  • Os procedimentos estéticos e cuidados com os dentes são priorizados por 30% do público que participou da pesquisa;
  • 26% afirmaram utilizar produtos para o cuidado com mãos e pés, e 24% indicaram consumir produtos e serviços para o cuidado com as unhas.
  • O cuidado com o rosto recebeu a atenção de 23% dos entrevistados.

Como esses dados se refletem na indústria?

O consumo dos tradicionais produtos para cabelo não impulsiona o volume de vendas da indústria, tendo em vista que há anos esses produtos já estão na maioria dos lares. A indústria, então, vem se adaptando ao novo cenário através do crescimento da diversidade das linhas para cuidado com o cabelo, com a oferta de opções de xampu, condicionador, fixador, óleos, finalizadores, dentre outros.

A preocupação dos homens com a beleza aumentou nos últimos anos. 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos. Desse número, 8% passaram a se preocupar muito com o tema nos últimos cinco anos e 9% declararam que se preocupam ainda mais. O estudo também mostrou que os mais jovens se preocupam mais: a faixa etária do público mais interessado e que utiliza cosméticos está entre 18 e 39 anos.

Esses números demonstram, então, o potencial de expansão do mercado de produtos de beleza para o público masculino para os próximos anos.

O segmento se aqueceu com a aceitação da barba para composição do estilo individual e, para isso, o cuidado com ela se fez necessário. Essa movimentação gera espaço para tendências de mercado que devem avançar consideravelmente.

Quais são os produtos e serviços que ainda enfrentam resistência do público masculino?

Na amostra de mil entrevistados pelo Cosmentology em parceria com a Netquest, apenas um em cada três homens se declara totalmente avesso ao tema cosméticos e beleza.

A aversão aos cuidados com a beleza é percebida de forma mais significativa entre os mais velhos, 54% dos entrevistados com 60 anos ou mais afirmaram que não se preocupavam com cosméticos e beleza, e continuam não se preocupando.

Os produtos e serviços com maior índice de antipatia dos homens são:

  • Intervenções estéticas com cirurgia são rejeitadas por 85% dos entrevistados;
  • As intervenções estéticas sem cirurgia, como Botox, ácido hialurônico, entre outros são rejeitadas por 86%;
  • Implantes ou estímulos para o couro cabeludo são rejeitados por 79% dos homens entrevistados.

Como a relação homem e beleza pode representar uma oportunidade de negócio?

Os hábitos dos homens mudaram e o cuidado com a aparência passou a fazer parte da rotina. Essa mudança reflete na expansão do mercado de cosméticos, especialmente na necessidade de diversificação das opções para atender a cada uma das necessidades para a beleza masculina.

Com o crescimento do mercado de cosméticos masculinos, os olhares se voltam para essa oportunidade. Porém, não basta simplesmente oferecer um produto, é preciso entender o que esse público espera, o que pode movimentar ainda mais o segmento que os tradicionais xampus e desodorantes.

Entender o que o público masculino deseja e o que ele precisa é essencial para oferecer produtos que realmente irão emplacar vendas.

O que o mercado de cosméticos masculinos sinaliza para os próximos anos?

O mercado de cosméticos masculinos global ainda indica maior interesse em produtos e tratamentos mais simples, direcionados principalmente ao rosto (barba, cabelos, dentes) e mãos, além dos perfumes.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que os homens estão dispostos a investir mais no cuidado com a beleza e pretendem experimentar:

  • Limpeza de pele (foi citada por 20% dos entrevistados);
  • Cremes anti-idade (18% tem interesse);
  • Cuidados especiais com o rosto (17% pretendem priorizar);
  • Aplicação de vitaminas na pele (17% consideram importante usar);
  • Cuidados com dentes, mãos e pés (16% dos entrevistados irão investir).

Outra tendência é a escolha de produtos multifuncionais que oferecem vários benefícios, como por exemplo os protetores solares que hidratam a pele, previnem envelhecimento, controlam o brilho, protege da luz de dispositivos eletrônicos e fornecem vitaminas à pele.

Acompanhando as preocupações globais com o meio ambiente produtos antipoluição, que apresentam um processo de produção sustentável, também tendem a se sobressair.

Como se destacar no mercado de cosméticos masculinos?

A melhor forma de se destacar e conquistar o mercado é produzir um produto voltado para os anseios desse perfil de consumidor masculino, que está preocupado com o cuidado, a beleza e o envelhecimento, mas sem deixar de lado as tendências de desenvolvimento global em harmonia com o meio ambiente.

Também é necessário oferecer um cenário eficiente e confortável para compra on-line. A facilidade e segurança dessa forma de comércio proporciona fluidez às vendas.

Com esses princípios claros é possível conquistar espaço no mercado de cosméticos masculino de forma consistente e duradoura.

Saiba mais:

– Como fazer o registro de cosméticos?
– Como realizar o cadastro e atualização de Porte da Empresa?

 

 

 

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