Começar a comercializar no Brasil não é algo que acontece da noite para o dia. Para que isso aconteça, existem uma série de burocracias que permeiam a liberação de um novo produto ou empresa comerciante no país e o suporte de um especialista em assuntos regulatórios se torna indispensável nesse processo.
Para aqueles que não estão tão familiarizados com o termo, a área dos assuntos regulatórios é a responsável pelos certificados de autorização necessários para a comercialização de qualquer produto ou serviço no território nacional.
Entre os processos de legalização e registros estão presentes órgãos reguladores responsáveis por se certificar de que toda a empresa que tenha interesse em fabricar, importar ou exportar, distribuir, armazenar e transportar ou comercializar produtos no Brasil estejam regularizadas de acordo com suas exigências. Esse é o caso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cada qual com suas particularidades e processos distintos.
Assuntos regulatórios se aplicam a todas as fabricantes, importadoras e exportadoras de produtos que se classificam nas categorias de produtos regulados por algum órgão, como por exemplo os cosméticos, que são regulados pela Anvisa em nosso país.
Por conta da sua importância para a legalidade e para o próprio funcionamento da empresa, muitos empresários buscam ajuda de um especialista em assuntos regulatórios, que possam facilitar e agilizar os processos.
Hoje, a Criali trouxe 5 vantagens de contratar um especialista em assuntos regulatórios para convencer você! Vamos a eles?
Para alguém inexperiente, o processo de regulamentação pode ser, sim, um bicho de sete cabeças e gerar muita dor de cabeça, pois exige tempo e expertise. Por isso, ter uma empresa especializada é importante para que você conte com uma equipe que ofereça suporte técnico e legal para resolver o processo da maneira mais eficaz possível.
A agilidade dos processos vem lado a lado com a especialização. Apesar dos prazos dos processos serem definidos pelos órgãos competentes, contratar um especialista em assuntos regulatórios qualificada evita erros nas etapas de regulação, o que reduz o tempo gasto no processo.
Sem estar em conformidade com a lei, não é possível comercializar seus produtos no país. Por isso, a agilidade é um benefício interessante para quem precisa que esse processo burocrático seja resolvido o quanto antes.
Em caso de empresas que estejam começando a comercializar no Brasil, contratar uma especialista em assuntos regulatórios do Brasil garante mais proximidade e conhecimento sobre o mercado e o comércio nacional.
Além do conhecimento mais aprofundado dos processos de regularização, a empresa poderá compartilhar orientações que irão auxiliar na inserção do produto no novo mercado.
Contratar um especialista em assuntos regulatórios evita muita burocracia que pode se tornar estressante para uma empresa. Isso porque a contratada também assume a responsabilidade da documentação, a regulação de produtos e outras ações necessárias para a regularização do seu empreendimento – processos os quais podem tomar um tempo precioso que poderia ser gasto com outros assuntos.
Os processos regulatórios são complexos e minuciosos, mas a competência de uma equipe qualificada garante mais segurança à empresa contratante. Contratá-las diminui as chances de erros nas etapas de regulação de produto ou da empresa e as chances de morosidade do serviço.
Viu como contratar um especialista em assuntos regulatórios pode te ajudar? A Criali oferece serviços de consultoria e assistência para processos junto aos órgãos regulatórios, intermediando os processos de obtenção de licenças, autorizações, registros e cadastramento de produtos.
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