O intercâmbio de informações de relatórios de inspeção é possível graças ao RISE, módulo eletrônico das agências reguladoras das Américas e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Esse módulo é parte de um programa de troca de informações regulatórias não públicas entre os países, seguro e eficiente para agilizar a análise documental das entidades governamentais destes países e ampliar a convergência regulatória entre os países das Américas.
Além disso, no fórum internacional, as agências reguladoras nacionais (ARNs) dos países das Américas também participaram pela primeira vez, do Fórum do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Únicos (Medical Device Single Audit Program – MDSAP), realizado em 5 e 6 de dezembro de 2019, em Washington, Estados Unidos (EUA).
O MDSAP é formado pelas agências reguladoras do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão.
Este programa oferece a vantagem de que um fabricante seja avaliado pelos organismos auditores reconhecidos pelo MDSAP, que executam uma única auditoria regulatória do Sistema de Gerenciamento da Qualidade que atenda aos requisitos relevantes das ARNs participantes, otimizando o número de auditorias para análise de um único produto ou linha.
Fonte: Países trocam informações sobre inspeção