O crescimento do mercado de cosméticos masculinos é uma tendência impulsionada pelas mudanças de hábitos. Outro fator que contribuiu para o aumento do consumo de cosméticos masculinos é a desconstrução do discurso que vaidade é “coisa de mulher”.
A expectativa do mercado de cosmético mundial é atingir US$ 43,6 bilhões até 2020, dobrando o valor. No Brasil, está prevista a movimentação de R$ 50 bilhões neste ano. As pesquisas posicionam o setor de beleza entre os dez principais segmentos do varejo. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar para produtos masculinos.
As previsões para o próximo ano animam o setor. O Grupo Croma apresentou o estudo Cosmentology que contou com a participação de mais de mil homens em todo o Brasil. Os dados apontam que 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos, refletindo as mudanças de hábitos de consumo do público masculino.
A perspectiva de crescimento para o setor é uma realidade, porém é necessário entender para qual direção vai essa movimentação para investir nas melhores apostas.
O estudo Cosmentology apresenta dados sobre tendências de produtos e serviços. Com base nessas informações, vamos responder às seguintes questões:
Os homens estão mais preocupados em cuidar da beleza, dedicando a atenção principalmente para a pele, barba e cabelo. Alguns ainda estão iniciando e optam por perfumes, produtos para a barba e protetor solar, enquanto outros já descobriram a importância do esfoliante, do hidratante e procuram conhecer mais sobre cremes para prevenir os sinais de envelhecimento da pele.
Essa tendência é confirmada nos dados do estudo Cosmentology, que apresentou:
O consumo dos tradicionais produtos para cabelo não impulsiona o volume de vendas da indústria, tendo em vista que há anos esses produtos já estão na maioria dos lares. A indústria, então, vem se adaptando ao novo cenário através do crescimento da diversidade das linhas para cuidado com o cabelo, com a oferta de opções de xampu, condicionador, fixador, óleos, finalizadores, dentre outros.
A preocupação dos homens com a beleza aumentou nos últimos anos. 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos. Desse número, 8% passaram a se preocupar muito com o tema nos últimos cinco anos e 9% declararam que se preocupam ainda mais. O estudo também mostrou que os mais jovens se preocupam mais: a faixa etária do público mais interessado e que utiliza cosméticos está entre 18 e 39 anos.
Esses números demonstram, então, o potencial de expansão do mercado de produtos de beleza para o público masculino para os próximos anos.
O segmento se aqueceu com a aceitação da barba para composição do estilo individual e, para isso, o cuidado com ela se fez necessário. Essa movimentação gera espaço para tendências de mercado que devem avançar consideravelmente.
Na amostra de mil entrevistados pelo Cosmentology em parceria com a Netquest, apenas um em cada três homens se declara totalmente avesso ao tema cosméticos e beleza.
A aversão aos cuidados com a beleza é percebida de forma mais significativa entre os mais velhos, 54% dos entrevistados com 60 anos ou mais afirmaram que não se preocupavam com cosméticos e beleza, e continuam não se preocupando.
Os produtos e serviços com maior índice de antipatia dos homens são:
Os hábitos dos homens mudaram e o cuidado com a aparência passou a fazer parte da rotina. Essa mudança reflete na expansão do mercado de cosméticos, especialmente na necessidade de diversificação das opções para atender a cada uma das necessidades para a beleza masculina.
Com o crescimento do mercado de cosméticos masculinos, os olhares se voltam para essa oportunidade. Porém, não basta simplesmente oferecer um produto, é preciso entender o que esse público espera, o que pode movimentar ainda mais o segmento que os tradicionais xampus e desodorantes.
Entender o que o público masculino deseja e o que ele precisa é essencial para oferecer produtos que realmente irão emplacar vendas.
O mercado de cosméticos masculinos global ainda indica maior interesse em produtos e tratamentos mais simples, direcionados principalmente ao rosto (barba, cabelos, dentes) e mãos, além dos perfumes.
Por outro lado, a pesquisa mostrou que os homens estão dispostos a investir mais no cuidado com a beleza e pretendem experimentar:
Outra tendência é a escolha de produtos multifuncionais que oferecem vários benefícios, como por exemplo os protetores solares que hidratam a pele, previnem envelhecimento, controlam o brilho, protege da luz de dispositivos eletrônicos e fornecem vitaminas à pele.
Acompanhando as preocupações globais com o meio ambiente produtos antipoluição, que apresentam um processo de produção sustentável, também tendem a se sobressair.
A melhor forma de se destacar e conquistar o mercado é produzir um produto voltado para os anseios desse perfil de consumidor masculino, que está preocupado com o cuidado, a beleza e o envelhecimento, mas sem deixar de lado as tendências de desenvolvimento global em harmonia com o meio ambiente.
Também é necessário oferecer um cenário eficiente e confortável para compra on-line. A facilidade e segurança dessa forma de comércio proporciona fluidez às vendas.
Com esses princípios claros é possível conquistar espaço no mercado de cosméticos masculino de forma consistente e duradoura.
Saiba mais:
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