Priorizar a elaboração o manual de boas práticas é uma das obrigações de todas as empresas que atuam com produtos sujeitos à fiscalização em órgão competente, seja no ramo alimentício, na indústria de cosméticos, higiene pessoal, perfumes, saneantes, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde.
O Manual de Boas Práticas é individual para cada tipo de atividade e deve conter informações relacionadas a:
Segundo a Anvisa, as boas práticas são um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas empresas, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos.
Isso significa que, se o seu negócio atua com a manipulação/fabricação, transporte, distribuição ou venda de alimentos ou de outros tipos de produtos que se encaixam nas exigências da Anvisa, ele deve se adequar às normas específicas para a respectiva classe de produto. Afinal, é por meio delas que é possível assegurar a alta qualidade dos seus produtos, atender as exigências da vigilância Sanitária, evitar qualquer tipo de risco à saúde devido ao uso dos produtos e garantir a segurança dos consumidores.
Além disso, o cumprimento das Boas Práticas mitiga outros tipos de problemas, como multas, suspensão da fabricação e comercialização e, em casos mais sérios, até a interdição do seu estabelecimento.
Por meio da elaboração do Manual de Boas Práticas também é possível:
O manual de boas práticas é um documento único para cada estabelecimento. Por isso, não existe um modelo pronto que possa ser aplicado em todas as empresas. Nele, deve estar descrita a reprodução fiel da rotina de trabalho do negócio, bem como conter toda a documentação comprobatória, como planilhas de controle, registros, checklists e os Procedimentos de Operação Padrão (POP’s).
Mesmo em redes e franquias que adotam procedimentos similares, o manual de boas práticas deve ser elaborado de forma individualizada entre cada uma das unidades e todas elas devem treinar toda a sua equipe de funcionários no conteúdo deste documento e, principalmente, auxiliá-los na aplicação do manual em sua rotina de trabalho.
Um ponto importante sobre o manual de boas práticas é que ele não deve ser apenas elaborado, mas também atualizado sempre que houver qualquer alteração na estrutura física ou operacional da sua empresa.
Este documento deve servir como um guia para todas as pessoas inseridas no negócio, desde os manipuladores até o proprietário. Por isso, ele deve possuir uma linguagem simples e objetiva, oferecer um fácil entendimento e estar acessível sempre que for necessário consultá-lo.
Por se tratar de um documento exigido por lei e que precisa atender uma série de determinações, muitos negócios optam por confiar a sua elaboração a uma empresa com experiência e conhecimento em cada uma das etapas desse processo, como a CRIALI!